SEMSA/Pacaraima em parceria com a SESAU/RR realizou uma ação em torno do Dia Mundial da Tuberculose

há 1 meses atrás - Última atualização há 1 meses atrás

RESULTADOS

O evento aconteceu na sexta-feira, 22

A Secretaria Municipal de Saúde de Pacaraima - SEMSA, em parceria com a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde – CGVS, através do Núcleo de Controle da Tuberculose - NCT, da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima – SESAU/RR e Operação Acolhida - OPAC, realizaram uma ação do “Dia D da Tuberculose (TB)” e também das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), na sexta-feira, 22, na Unidade Básica de Saúde – UBS Alaíde do Carmo Bruce Fernandes (Posto de Saúde da Pedra), das 07 às 17h. Em tempo: No próximo dia 24 de março é o Dia Mundial da Tuberculose.

O objetivo foi realizar buscas ativas de pacientes com sintomas de tuberculose, que já foram acometidos pela doença e de pessoas da sua convivência. Também disponibilizaram testes para detectar IST.

Além da realização de testagem para tuberculose. Foram ofertados atendimentos médicos, de infectologistas, testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinas com foco principal na BCG, serviços de farmácia, aconselhamentos, distribuição de preservativos masculino e feminino, entre outros serviços.

“Essa ação de saúde foi pensada para o município de Pacaraima por conta da população migrante, além do fato desse grupo ter uma parcela muito grande no número de casos da doença aqui no nosso Estado”, destacou a gerente do NCT, Ângela Maria Félix.

O secretário municipal de saúde, Simeão Peixoto, falou da importância da ação no contexto da forte migração no município de Pacaraima e ressaltou as parcerias com a SESAU/RR e a Operação Acolhida para que tudo ocorresse da melhor forma possível no atendimento da população.

Na ocasião, foram realizados 34 testes rápidos de alta qualidade de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. Também 87 atendimentos médicos, sendo 21 com a infectologista, 17 coletas de amostras para TRM (exame para detectar tuberculose) e com relação a vacinação, 52 foram pessoas atendidas, sendo 162 doses de vacinas aplicadas.

Dados

Em Roraima, segundo dados da CGVS, com relação aos dados de 2023, foram contabilizados 28 óbitos por tuberculose, o que representa uma taxa de 4,4 casos/100 mil habitantes, maior que a média nacional (2,7 casos/100 mil habitantes). Os grupos mais vulneráveis são: pessoas privadas de liberdade (141 casos), população migrante (144 casos) e população indígena (99 casos). Até o momento, o Estado tem 80 notificações de casos da doença em 2024, no período de janeiro a fevereiro.

Por Márcio Coelho

(ASCOM-SEMSA)